A prefeita Márcia Moura (PMDB) participou da solenidade de abertura da 7ª Plenária de Conselhos Municipais de Saúde da Microrregião de Três Lagoas, no Souvenir Buffet, Rua João Silva, 677, no Centro, na manhã desta terça-feira (17).
A Plenária reúneem torno de 75 membros dos Conselhos Municipais de Saúde das cidades de Três Lagoas, Selvíria, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Brasilândia e Água Clara. Para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), estes seis Municípios formam a Microrregião de Três Lagoas.
O objetivo do encontro é discutir e trocar experiências sobre a estruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde nessas seis Cidades, como informou o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Três Lagoas, Alex Sandro Ribeiro Cardoso.
“Estaremos conversando sobre estrutura, legislação e apoio dos gestores ao trabalho dos Conselhos Municipais de Saúde”, antecipou Alex.
Estavamtambém presentesno evento, além de gestores e usuários do SUS, como membros representantes dos Conselhos, a secretária municipal de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante; secretário de Saúde do município de Bataguassu, Pedro Luiz Sanches Júnior; e o coordenador do Fórum de Trabalhadores de Três Lagoas, João Carvalho.
Abrilhantando o evento, esteve um quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Três Lagoas, do Departamento Municipal de Cultura.
BOAS VINDAS
Como prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura deu as boas vindas aos participantes da Plenária de Conselhos de Saúde e desejou um bom dia de troca de experiências para a solução das dificuldades.
Segundo a prefeita, “todos temos que lutar para conseguir mais verbas federais para a gestão da Saúde nos municípios”, disse. Ela se referiu à Emenda Constitucional 29, em tramitação no Congresso Nacional e que dispõe sobre aumento dos repasses do SUS aos Estados e Municípios.
“Três Lagoas vive duas grandes perspectivas de melhoria para a Saúde, graças ao apoio do governador André Puccinelli e da vice-governadora Simone Tebet. Teremos um Hospital Municipal e a Faculdade de Medicina”, observou a prefeita.
“Além dos recursos que precisam ser melhorados, o Hospital e a Faculdade de Medicina nos darão condições de mais projetos para a Saúde e melhorar a qualidade de atendimento da nossa população”, disse Márcia Moura.
“Três Lagoas vive histórico de desenvolvimento, que acaba beneficiando também as cidades da nossa Região. No entanto, ao lado do progresso, oferta de trabalho e geração de renda e também aumento da população flutuante, a Saúde acaba sendo impactada, congestionando nossas Unidades de atendimento à população”, comentou a prefeita.
“É um momento de discussão, importante para a população e para o Poder Público”, disse a secretária Eliane Brilhante. “É oportunidade de partilharmos experiências e dificuldades para também encontrarmos juntos o melhor caminho da solução dos nossos problemas”, completou Eliane Brilhante.