Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeita pede vistoria em equipamento instalado no aeroporto municipal

Ofício solicitando que a equipe vistorie o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão foi protocolado pela prefeita

Prefeita participou de reunião ontem no Rio de Janeiro  - Divulgação
Prefeita participou de reunião ontem no Rio de Janeiro - Divulgação

A prefeita Marcia Moura esteve ontem no Rio de Janeiro para solicitar ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) uma vistoria em um instrumento instalado no Aeroporto Municipal “Plínio Alarcon”. A prefeita protocolou um ofício solicitando para que a equipe vistorie o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) – instrumento que visa garantir às aeronaves a aproximação da pista e os cálculos dos ângulos para aterrissagem. “É um utensílio extremamente importante para segurança do aeroporto, uma vez que o município já possui voos comerciais e um fluxo considerável de passageiros”, disse a prefeita.

O PAPI é composto por duas ou quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas (9,3Km) durante o dia e a 20 milhas (37Km) à noite. Segundo o coordenador de transportes aéreos da Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Fabricio Alves Corrêa, há dois anos existe esta pendência em relação a esse aparelho que proporciona segurança para as companhias aéreas e também ajuda na questão operacional do aeroporto. “Foi uma reunião muito produtiva, pois os representantes conseguiram dar mais agilidade a esse processo. Acreditamos que no máximo de 15 dias teremos o voo de homologação do GEIV, completando, assim, todos os procedimentos básicos, mas com toda segurança em Três Lagoas”, disse Fabrício.

De acordo com a prefeita, a administração municipal investiu R$ 500 mil na aquisição do instrumento. “Mas para a sua utilização, é necessária essa análise do GEIV para que prossigamos com outras ações que visam garantir mais segurança ao aeroporto”, destacou.