O prefeito de Água Clara, Silas José (PSDB), retornou ao cargo na sexta-feira, 24. Ele foi afastado há oito dias, após denúncias sobre pagamento de propina a vereadores do município. A ação que resultou no afastamento, aconteceu em 17 de julho, durante operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
Nas investigações foi comprovado que Silas teria oferecido, em troca do voto favorável pela aprovação da Lei Orçamentária (LDO), cujo texto original autorizava o Poder Executivo a abrir crédito suplementar, sem prévia anuência da Câmara, de 50% do total das despesas, o pagamento de R$ 6 mil mensais. O dinheiro seria repassado para os vereadores todo dia 20 de cada mês.
Conforme o Gaeco, ele devolveu R$ 18 mil que teriam sido repassados pelo prefeito Silas. O dinheiro teria sido entregue aos vereadores nos meses de abril, maio e junho. O próprio chefe do Executivo fez o pagamento em abril e junho.
A Câmara de Água Clara conta com 9 vereadores e o prefeito tinha o apoio de cinco. Para aprovar o orçamento, ele precisava de mais 2 votos. Segundo o Gaeco, Silas José da Silva não quis prestar depoimento, alegando que vai se manifestar somente na justiça.
O chefe do executivo disse em sua página pessoal no Facebook, neste sábado, que não tem envolvimento nas acusações do vereador Marcelo Carvoeiro (PSC), de que teria recebido dinheiro dele para votar a LDO. “Fui vitima de uma grande conspiração infame e covarde. O Tribunal de Justiça já reconheceu meu direito em voltar à administração da cidade. Quero agradecer primeiramente a Deus por este momento tão importante da minha vida, quero agradecer o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul que nos reconduziu ao cargo, acima de tudo agradecer a população água-clarense que torceu, que rezou e orou para que nós voltássemos a administrar nosso município com a mesma garra, a mesma coragem, e com a mesma determinação de desenvolver nosso município, em criar novas condições de emprego e geração de renda”, escreveu.
Agenda
Nesta segunda ele se reuniu com a vice-prefeita Valéria Travain e vereadores da base aliada para apresentar os projetos em andamentos no município. Dentre eles o Prefeito destacou a pavimentação asfáltica no bairro Jardim Primavera (portelinha), o qual já iniciou pela Avenida João Garcia de Souza.
“Água Clara está se desenvolvendo, temos que garantir ao morador uma cidade digna de se viver, com qualidade, além da pavimentação asfáltica temos inúmeras obras em fase de término, tais como a construção do Ginásio de Esportes, ao lado da Escola Luciano Silvério de Oliveira, a construção do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), dentre outras. Trabalhamos para a população, porque eles merecem”, ressaltou o prefeito.