A Prefeitura de Três Lagoas vai fechar as portas na próxima segunda-feira, em adesão ao movimento nacional de protesto pela queda de repasses do governo federal. Outras prefeituras do Estado também vão aderir ao movimento liderado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), que reunirá os prefeitos em Campo Grande em ato para esclarecer a população sobre a situação de dificuldade que os municípios enfrentam com a queda na arrecadação, além de manifestar ao governo federal a insatisfação dos prefeitos.
De acordo com o decreto publicado ontem, pela Prefeitura de Três Lagoas, a paralisação das atividades não se dará nas unidades e serviços considerados essenciais, os quais pela própria natureza não podem e nem devem ser paralisados ou interrompidos, inclusive, as escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs), que funcionarão normalmente..
A Prefeitura de Três Lagoas também diz que houve redução dos repasses federais, sendo um deles, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A diferença entre junho e julho deste ano, segundo a administração municipal foi de 12,40%.
ARRECADAÇÃO
Embora a Prefeitura de Três Lagoas, propague queda na receita, o Portal da Transparência, mostra que a arrecadação do município neste ano, já superou a do mesmo período do ano passado. De janeiro a julho deste ano, a prefeitura tinha arrecadado R$174,2 milhões. Neste ano, de janeiro, até agora, a arrecadação total do município soma R$ 227,7 milhões.