Uma dívida que surgiu nos anos de 1990, quando a Prefeitura de Três Lagoas e a Superintendência do Patrimônio da União entraram em uma disputa judicial pela posse da antiga Chácara Carrato, vai terminar em acordo e no cancelamento de uma pendência que soma R$ 27 milhões.
Nesta terça-feira (23), o governo municipal conseguiu finalizar uma negociação em que se compromete a retirar da justiça uma matrícula de propriedade da área de 25 hectares em troca do perdão da dívida.
O embate jurídico foi finalizado, também, porque a prefeitura abriu mão, no passado, de uma cobrança de IPTU da antiga rede ferroviária federal.
Agora, o município deverá receber a área em forma de cessão por parte da própria União, segundo acordo de conciliação assinado pelo prefeito Ângelo Guerreiro e o superintendente de patrimônio da União, Luiz Ribeiro Rosa.
Mesmo assim, a prefeitura ainda quer a cessão do local conhecido por Recanto do Galo e mais dois quarteirões da Chácara Carrato visando a construção da nova sede da administração municipal.
Nas áreas discutidas já foram erguidos prédios públicos como o Centro de Especialidades Médicas, a 3ª Delegacia de Polícia Civil, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), a Receita Federal, o Batalhão da Polícia Militar, a Câmara e a escola Funlec, todos de caráter filantrópico, social e público.