Veículos de Comunicação

Decisão

Prefeitura de Três Lagoas descarta novas medidas de restrições

Apesar do aumento de novos casos de Covid-19 e síndromes gripes, medidas restritivas ao comércio não serão adotadas

Uso de máscaras em ambientes abertos e fechados segue obrigatório - Arquivo/Jpnews
Uso de máscaras em ambientes abertos e fechados segue obrigatório - Arquivo/Jpnews

AApesar do aumento de novos casos de Covid-19 e síndromes gripes, como Influenza H3N2, a Prefeitura de Três Lagoas descarta, neste momento, adotar novas medidas restritivas ao comércio e demais atividades econômicas, a não ser manter as que já estão em vigor desde o ano passado. Para conter o avanço da Covid e suas variantes, bem como da Influenza H3N2, a administração municipal vai intensificar a campanha de prevenção e as fiscalizações para que o uso de máscara continue em lugares abertos e fechados.

Nesta quinta-feira (13), o Comitê de Enfrentamento à Covid se reuniu para debater o atual cenário em Três Lagoas, com o aumento recente no número de casos de Covid-19 e Influenza H3N2. Em razão desse aumento, o comitê volta realizar as reuniões com mais frequência novamente, assim como no início da pandemia.

Segundo a presidente do Comitê, Maria Angelina Zuque, apesar do aumento nos casos de Covid-19, os pacientes não evoluíram para casos graves, e Três Lagoas apresenta alta cobertura vacinal contra o Coronavírus. 

Além disso, o comitê entende que as ações que estão sendo desenvolvidas em Três Lagoas, como o retorno do Drive Thru, a vacinação, inclusive para as crianças, são medidas importantes para conter o avanço da Covid. 

Angelina Zuque destacou que, o uso de máscara segue obrigatório em locais abertos e fechados em Três Lagoas. “Nunca foi liberado, desde o início da pandemia. Teve uma recomendação do Estado, mas em Três Lagoas, permaneceu obrigatório. A Secretaria de Saúde vai se organizar para intensificar as fiscalizações”, adiantou.

Ainda de acordo com a presidente do comitê, manter os cuidados de biossegurança, evitando aglomerações, completar o esquema vacinal e fazer o uso de máscara, são medidas que contribuem muito para evitar aumento de casos e um novo colapso no sistema de saúde.

Em Três Lagoas, permanece proibido eventos com público superior a cinco mil pessoas. Além disso, o uso de máscara nesses locais é obrigatório, bem como a comprovação da vacinação.

O governo do Estado, além de continuar divulgando os boletins epidemiológicos diários, vai volta realizar as lives semanais para atualizar o panorama da doença no Estado.