Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeitura retoma oito áreas no Distrito Industrial

Empresas não construíram dentro do período previsto no projeto de doação de área

Distrito Industrial ainda tem 40% de área livre  - Divulgação
Distrito Industrial ainda tem 40% de área livre - Divulgação

A Prefeitura de Três Lagoas vai encaminhar na próxima terça-feira feira para a Câmara Municipal, projeto de lei revogando a doação de área para oito indústrias que pretendiam se instalar no município. O projeto de lei, datado de 13 de março de 2015,  está pronto e assinado pela prefeita Márcia Moura,  e deverá ser discutido e aprovado votado pelos vereadores na sessão da próxima terça-feira.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, os projetos de leis que concederam as doações de áreas datam de 2009 a 2012, mas até hoje os empresários não deram andamento no processo de instalação das indústrias que pretendiam instalar no distrito industrial. Luciano explicou que, após a aprovação dos projetos pela Câmara, as empresas têm até 18 meses para construir e colocar em operação a indústria. Entretanto, o prazo pode ser ampliado, dependendo do caso. “Cada caso, é um caso. Até porque, tem a questão das licenças ambientais que demoram para serem emitidas. Então, é analisada a situação de cada empresa. Se o empresário comprova que já deu entrada no processo e apresenta dados que indicam que realmente construirá, o prazo pode ser dilatado”, explicou.

No entanto, no caso dessas empresas que a prefeitura está revogando a doação de área, o secretário explicou quenão houve nenhuma manifestação por parte delas. Dutra disse que, o primeiro procedimento é notificá-las, caso não se manifestem ou não comprovem que início de construção vencido o prazo estabelecido, a prefeitura encaminha um projeto de lei para a Câmara revogando a doação das áreas.

As oito indústrias que vão perder áreas no Distrito Industrial de Três Lagoas, juntas pretendiam gerar 355 empregos diretos e atuam nos segmentos de linhas, siderúrgica, química, pedras e mármores.

NOVAS

Se por um lado, oito indústrias desistiram de investir em Três Lagoas, outras empresas já entraram com o pedido de doação de área para se instalaremno município. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, três projetos de leis com pedido de doação de área já foram encaminhados para aprovação da Câmara Municipal.

São três empresas de médio e pequeno porte que pretendem instalar indústrias no Distrito Industrial. Duas são de fora, uma no ramo de carvão e a outra de fabricação de piscinas e lanchas. A terceira é uma é de Três Lagoas, inclusive já está instalada, mas em uma área pequena e pretende expandir a fábrica. Além dessas, a secretaria analisa mais dois pedidos.

Atualmente o Distrito Industrial I e II conta com 70 empresas instaladas. Segundo Luciano Dutra,ainda existe um espaço para disponível em 40% da área do Distrito Industrial II para instalação de empresas. Além dos dois distritos industriais localizados no perímetro urbano da cidade, Três Lagoas conta área no Distrito Industrial III, destinada para a instalação das misturadoras de fertilizantes junto a fábrica da Petrobras.

De acordo com o secretário, muitos empresários somente aguardando a conclusão das obras da Fafenpara iniciar o processo de instalação de suas empresas no município. “Esse será um novo boom que Três Lagoas irá experimentar. Não podemos esquecer também que estamos no aguardo do posicionamento das empresas de celulose sobre os projetos de expansão das fábricas de Três Lagoas”, observou.