Veículos de Comunicação

Maracaju

Prefeituras de Bataguassu e Epitácio discutem sobre Festa de Navegantes

67ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrada no dia 15 de agosto

Reunião foi realizada na terça-feira, 16, às 15h, em Presidente Epitácio - Divulgação
Reunião foi realizada na terça-feira, 16, às 15h, em Presidente Epitácio - Divulgação

As Prefeituras de Bataguassu e Presidente Epitácio já trabalham nos preparativos da 67ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrada no dia 15 de agosto. Uma reunião realizada na terça-feira, 16, às 15h, em Presidente Epitácio, entre os prefeitos de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina e de Presidente Epitácio, Sidnei Caio da Silva Junqueira (Picucha), definiu parte da programação religiosa do evento.

No encontro, estiveram presentes membros da comunidade católica de Bataguassu e Epitácio, onde se definiu que provavelmente, a embarcação de grande porte que comporta em torno de 400 pessoas a bordo e que se encontra na região de Barra Bonita não conseguirá a exemplo do ano passado percorrer a Hidrovia Tietê-Paraná devido profundidade insuficiente do canal para chegar até o município paulista. “Já havíamos feito um contato com o responsável pela embarcação e ele nos relatou que devido a profundidade insuficiente, é provável que teremos que realizar a procissão como no ano passado, com embarcações menores para poucos fiéis vindos do Distrito de Nova Porto XV de Novembro para Presidente Epitácio”, explicou o secretário municipal de Turismo e Cultura de Presidente Epitácio, Frank Zocante Duranti.

Duranti lembrou, no entanto, que um retorno do proprietário da embarcação será dado entre os dias 1º e 10 de julho para averiguar a situação. “Esse é o prazo máximo que teremos para fechar ou não com ele esse transporte. Caso não tenhamos saída, vamos fazer o transporte dos andores da Santa de Nova Porto XV para Epitácio via fluvial, com embarcações menores e participação de poucos fiéis”, disse.

Caravina salientou que o problema mais uma vez não impedirá que a população de Bataguassu e de Nova Porto XV participem da celebração religiosa. “Se for confirmada que a embarcação maior não poderá nos atender devido essa situação da falta de vasão da hidrovia, estaremos como no ano passado disponibilizando ônibus com saída do Porto XV e de Bataguassu para que a comunidade católica possa participar desse tradicional momento de devoção à Nossa Senhora dos Navegantes”, afirmou. 

Quanto à programação, está confirmada procissão fluvial com saída por volta das 7 horas do Cais da Nova Porto XV. Após a chegada em Presidente Epitácio, os fiéis seguirão em procissão terrestre até a Capela de São José/ Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Porto Tibiriçá, onde haverá missa campal programada para entre 9 e 10 horas, com a presença confirmada na celebração do bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, além dos párocos de ambos os municípios.

Após a missa, os fiéis retornarão com a Santa em procissão até o Píer e a embarcação retornará até o Cais da Nova Porto XV com os andores. Os fiéis farão o retorno de ônibus até a Nova Porto XV de Novembro.

O prefeito de Bataguassu frisa que toda a programação cultural e religiosa que é desenvolvida tradicionalmente antes da celebração de Nossa Senhora dos Navegantes, com shows musicais, quermesse, além da parte religiosa de novena e missas, será discutida ainda esta semana com a comunidade católica de Nova Porto XV. “Vamos nos reunir e definir toda essa programação e divulgar posteriormente a todos que acompanham essa importante festa religiosa, tradição de anos em nosso município”, finalizou ele. 

Estiveram presentes na reunião, além dos prefeitos e do secretário de Turismo e Cultura de Presidente Epitácio, o Diácono Olino Afonso Marques, Marly Rovari e Nayana Rovari, representantes da comunidade São Jerônimo Emiliani;  os vereadores de Presidente Epitácio, Hevair Luiz Rodrigues da Silva; e de Bataguassu, Mauro de Souza (Maurício do XV), além do subprefeito do Distrito de Nova Porto XV de Novembro, Cleyton Rodrigo da Silva e do padre  Moacir Miguel dos Santos, da Paróquia São João Batista, de Bataguassu.