O Prêmio Nobel da Paz foi atribuído sexta-feira, para surpresa geral, ao presidente americano Barack Obama, o primeiro negro a ocupar a Casa Branca, onde optou por uma política internacional de aproximação mais consensual e multilateral.
"Enquanto presidente, Obama gerou um novo clima na política internacional", declarou o presidente do Comitê Nobel norueguês, Thorbjoern Jagland, destacando sua busca por soluções negociadas.Na presidência há menos de nove meses, Obama se declarou honrado com o prêmio, segundo palavras usadas por um funcionário de seu gabinete.
O comitê disse ter dado uma importância particular à posição do presidente americano pelo fim das armas nucleares.No mês passado, na ONU, o homem mais poderoso do planeta disse "que jamais devemos deter nossos esforços antes de ver o dia em que as armas nucleares terão sido eliminados da face da terra".
Desde que assumiu o poder, Obama, 48 anos, estendeu pontes entre seu país e o mundo muçulmano após anos de tensões ligadas aos atentados de 11 de setembro e à guerra contra o terrorismo subsequente."O ciclo de desconfiança e de discórdia deve acabar", disse, em junho, em discurso na Universidade do Cairo.
A primeira reação do Irã, que se opõe às potências ocidentais sobre seu programa nuclear, foi imediata. "Esperamos que isso o motive a adotar o caminho que garantirá justiça no mundo", declarou um conselheiro do presidente Mahmud Ahmadinejad.
Algumas pessoas como o polonês Lech Walesa, ele mesmo premiado em 1983, consideraram este prêmio prematuro, por falta de uma atitude concreta do presidente americano."Diversas vezes tentamos dar o prêmio para encorajar o que inúmeras personalidades tentam fazer", respondeu Jagland, citando o chanceler do oeste da Alemanha Willy Brandt (1971) por sua Ostpolitik ou o dirigente soviético Mikhail Gorbatchev (1990) antes do fim da guerra fria.
Jagland também ressaltou o comprometimento do do 44º presidente americano na luta contra a mudança climática, após anos de relativa inércia sob o reinado de George W. Bush. O Nobel será entregue em 10 de dezembro, uma data que coincide com a conferência internacional sobre o clima de Copenhague.
"Espero que isso seja uma motivação para ele para se comprometer fortemente em Copenhague", declarou À AFP Yvo de Boer, mais alto responsável do clima nas Nações Unidas. Além disso, Obama se comprometeu também a fechar a prisão de Guantanamo, apesar de a Casa Branca parecer ter renunciado à data limite de janeiro de 2010, inicialmente fixada. Mas nem tudo são flores. Se ele conseguir coemçar a liberar algumas tropas no Iraque, Barack Obama ainda encontra dificuldades no Afeganistão.
"O conflito no Afeganistão envolve a todos nós. Não é somente da responsabilidade de Barack Obama. Mas esperamos que esta melhora no ambiente internacional possa resolver o conflito", declarou Jagland à AFP. Obama é o terceiro alto responsável democrata americana a receber o Nobel no espaço nos últimos anos, depois de Jimmy Carter em 2002 e Al Gore em 2007.
O prêmio inclui uma medalha, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros).
3