A Câmara de Vereadores de Três Lagoas aprovou na sessão desta terça-feira (2) projeto de lei que altera a Lei nº 2.588, de 17 de abril de 2012, que dispõe sobre o processo de escolha dos conselheiros tutelares no município.
O projeto, de autoria do Executivo, recebeu 11 emendas da Câmara. A proposta segue agora para sanção do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB).
Entre as emendas aprovadas, estão a que prevê avaliação psicológica como última etapa para os aprovados no processo seletivo, e a que determina a realização de exame de aptidão mental, que será de caráter eliminatório. A intenção é selecionar os candidatos que possuam características intelectuais, motivacionais e de personalidade compatíveis com as atribuições das diversas funções institucionais desempenhadas pelo conselheiro.
A avaliação psicológica será aplicada de forma coletiva e simultânea para todos os candidatos, com testes psicológicos e dinâmicas de grupo, que serão aplicados por profissionais de instituições ou empresas especializadas nesse fim.
A nova redação da lei prevê ensino médio para participar do processo seletivo, que acontecerá em outubro, quando cinco conselheiros serão eleitos.