Veículos de Comunicação

3

Projeto que regulariza endereços da cidade está parado

Cabe aos vereadores apresentar e aprovar os projetos de leis denominando as ruas

Outro problema que os carteiros enfrentam é a falta de placas indicativas com os nomes das ruas - Elias Dias/JP
Outro problema que os carteiros enfrentam é a falta de placas indicativas com os nomes das ruas - Elias Dias/JP

Os Correios continuam aguardando a regularização do endereçamento da cidade para atualizar os códigos de endereçamento postal CEPs da cidade, para evitar as constantes dificuldades que os carteiros encontram para a entrega de correspondências. Em nota encaminhada ao Jornal do Povo, os Correios informam que dependem de providências institucionais da prefeitura e da Câmara Municipal para regularizar essa questão, já que o Plano Diretor é que determina como o endereçamento do município dever ser ordenado e aplicado.

Segundo os Correios, a duplicidade de numeração de imóveis residenciais ou comerciais numa mesma rua e a ausência de denominação são as principais dificuldades para os carteiros. “Com a abertura de novos bairros na cidade e construção de milhares de imóveis, muitas ruas ainda não receberam denominação e constam apenas como "Rua Projetada". Assim, fica inviável para o carteiro conseguir encontrar o destinatário, já que são dezenas e dezenas de "Ruas Projetadas" no município”, alega o representante dos Correios.Outro problema que os carteiros enfrentam é a falta de placas indicativas com os nomes das ruas. Apenas na região central encontra-se tais placas.

O projeto que prevê a regularização das ruas em Três Lagoas, elaborado pela prefeitura está concluído e foi encaminhado para apreciação, discussão e votação na Câmara no ano passado e está em discussão desde 2008. Cabe aos vereadores apresentar e aprovar os projetos de leis denominando as ruas, uma vez que o projeto encaminhado pela prefeitura não designa nomes para logradouros, ruas e avenidas da cidade.

O projeto encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal indica que 230 ruas precisam ser nominadas em Três Lagoas. Algumas estão denominadas com nomes de travessas, outras, projetadas, identificadas por letras ou números. Além disso, existem casos de ruas com duplicidade de nomes, dois ou mais. Para por fim a essa “bagunça” de endereços em Três Lagoas, a prefeitura elaborou um projeto, que consta a relação de todas as vias da cidade que necessitam de regularização.

De acordo com a assessoria da Câmara, a maioria dos vereadores já está com os projetos prontos, mas aguardam um roteiro para iniciar a votação e começar a aprovação de nomes dessas ruas para regularizar o endereçamento da cidade. No que se refere às ruas denominadas de projetadas está fácil de ser resolvido. O que pode causar certa polêmica é em relação às ruas com nomes já tradicionalmente conhecidos, que atravessam o marco zero, que fica na interseção da linha férrea e das avenidas Filinto Müller e Clodoaldo Garcia.  Ou seja, as ruas que atravessam o marco zero não poderão ter o mesmo nome. Por exemplo, as ruas Paranaíba, Bruno Garcia, Monir Thomé, Orestes Prata Tibery, Capitão Olyntho Mancini, Egídio Thomé, entre outras, tradicionalmente conhecidas que atravessam a avenida Filinto Müller, terão que receber novos nomes no trecho compreendido entre a avenida no sentido Lagoa Maior.

Todas as ruas que atravessam o marco zero terão que ter essa alteração. O mesmo ocorrerá em relação às ruas no bairro Colinos também, que atravessam a linha férrea.