Veículos de Comunicação

3

Propaganda gratuita no rádio e TV começa amanhã

A propaganda eleitoral termina no dia 29, dois dias antes do segundo turno das eleições

Começa amanhã (8), em todo o território nacional a propaganda eleitoral gratuita dos candidatos que disputam o segundo turno para a Presidência da República. Em Mato Grosso do Sul, haverá apenas propaganda política dos candidatos a presidente da República, já que o governador André Puccinelli (PMDB) foi reeleito, sem precisar de segundo turno.

Cada coligação terá direito a dois blocos de dez minutos de propaganda na TV: às 12h e às 19h30. No rádio, a programação será transmitida às 6h e às 11 horas.

O primeiro programa será o da candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, que teve mais votos no primeiro turno. Em seguida, será exibido o programa de José Serra (PSDB).

No primeiro turno, o tempo de propaganda foi distribuído segundo as coligações dos candidatos. Agora, os dois candidatos terão o mesmo tempo para divulgar seu programa, que irá ao ar também aos domingos.

Além do horário eleitoral, a legislação prevê sete minutos e meio de inserções de, no máximo, 30 segundos, para serem exibidas ao longo da programação diária das emissoras de rádio e TV.

Em oito Estados e no Distrito Federal, onde vai haver segundo turno na disputa para governador, também haverá horário eleitoral gratuito. O tempo de televisão e rádio previsto para os candidatos na disputa ao governo será o mesmo concedido aos candidatos à Presidência.

A propaganda eleitoral termina no dia 29, dois dias antes do segundo turno das eleições, e deve ser transmitida pelas emissoras de rádio e televisão abertas e os canais por assinatura do Senado, da Câmara, das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa.