O Diretório Nacional do PT entrou nesta sexta-feira (27) com uma ação de indenização por danos morais contra o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra. A ação refere-se a acusação feita em relação ao PT e à candidata à Presidência pelo partido, Dilma Rousseff, de autoria na quebra do sigilo fiscal de líderes do PSDB.
A ação, que tramita na Justiça Comum do Distrito Federal, diz que as afirmações de Serra sobre o assunto estão registradas em vídeos e em matérias nos principais jornais do país, veiculados nos dias 25 (quarta-feira) e 26 de agosto (quinta-feira).
Segundo a ação, Serra declarou, entre outras coisas, que o “PT faz espionagem”, “afronta a Constituição por quebrar sigilo ilegalmente”, que a campanha da candidata petista Dilma Rousseff é a responsável pela quebra de sigilo fiscal e que os integrantes do PT têm por objetivo a coação à liberdade de imprensa.
A ação pede indenização de R$ 100 mil mais o pagamento dos honorários dos advogados. “O réu José Serra, de forma intencional e reiterada, dedicou-se ininterruptamente a assacar afirmações falsas à honra objetiva e "a imagem do autor com a finalidade de lhe denegrir a reputação frente à sociedade brasileira, razão pela qual deve lhe ser imposta condenação à indenização por danos morais”, diz a ação do PT