Veículos de Comunicação

3

PT escolhe no domingo nova cúpula do partido que vai comandar eleições 2010

O principal desafio do sucessor do atual presidente nacional é comandar as eleições presidenciais em 2010

Petistas de todo o país vão eleger no próximo domingo os novos presidentes nacional, estaduais e municipais do partido para os próximos dois anos. O principal desafio do sucessor do atual presidente nacional, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), é comandar as eleições presidenciais em 2010.

Neste PED (Processo de Eleição Direta) concorrem seis candidatos a presidente nacional: Markus Sokol, da corrente O Trabalho; Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda; José Eduardo Cardozo, da Mensagem ao Partido; Geraldo Magela, da Movimento PT; José Eduardo Dutra, da Construindo um Novo Brasil; e Serge Goulart, da Esquerda Marxista.

Os petistas também vão escolher os integrantes dos diretórios nacional, estaduais, municipais e, onde houver, também os zonais –nos casos de grandes cidades, como São Paulo, onde são escolhidos os diretórios por região.

Oito chapas disputam o Diretório Nacional: Terra, Trabalho e Soberania; Esquerda Socialista; Contraponto; Partido para Todos; Movimento: Partido para Todos; Mensagem ao Partido; Virar à Esquerda e O Partido que Muda o Brasil.

Pelas regras do partido, será considerado eleito o candidato a presidente que receber 50% dos votos válidos mais um. Se não houver vitória no primeiro turno, o partido realiza um novo pleito.

Já a composição dos diretórios é de acordo com o número de votos que a chapa receber. Por exemplo, se uma chapa recebe 30% dos votos válidos, terá 30% das cadeiras do diretório. O Diretório Nacional, por exemplo, é composto por 81 membros.

Atualmente, o PT tem cerca de 1,3 milhão de petistas aptos a votar em todo o país –os que se filiaram até 22 de novembro de 2008 e que estão em dia com sua contribuição partidária: R$ 15 por ano para quem não tem cargo público. Porém, como o voto não é obrigatório, o partido não fez ainda uma estimativa de quantos petistas devem votar no PED deste ano. Em 2007, cerca de 326 mil petistas votaram em todo o país.