A pré-candidata à prefeita, Márcia Moura, já conta com o apoio de 15 partidos para disputar o pleito eleitoral deste ano. Na noite de ontem, o PTB e o PRTB anunciaram que vão apoiar a sua reeleição. O anúncio aconteceu na residência da prefeita e contou com a presença do presidente do diretório municipal do PMDB, o deputado estadual Eduardo Rocha, do presidente da executiva provisória do PTB, o advogado Luis Carlos Areco, e do presidente do diretório do PRTB – partido que ainda está em formação – João Prado.
Ainda estiveram presentes os ex-prefeitos de Três Lagoas, Darcy da Costa Filho, o Costinha, e José Lopes, bem como as ex-vereadoras Idinha Areco e “Tia Nega”. Vereadores, secretários e representantes de outros partidos também marcaram presença.
Prado disse que o partido decidiu apoiar a reeleição de Márcia Moura uma vez que ela está realizando uma boa administração e por ser uma pessoa humilde. Já Areco, comentou que a executiva provisória reuniu-se e decidiu que essa seria a melhor opção para a continuidade do desenvolvimento de Três Lagoas.
Segundo Luis Carlos Areco, desde novembro do ano passado o PTB vem discutindo o processo eleitoral deste ano. Ele informou que o partido já havia conversado também com o pré-candidato a prefeito pelo PSD, Ângelo Guerreiro. Entretanto, na noite dessa segunda-feira, os membros da executiva decidiram declarar apoio ao PMDB, o que, inclusive, consta em ata. “O PTB está coeso no apoio à reeleição de Márcia”, frisou.
Durante o seu discurso, Areco disse que a eleição ainda não está ganha e que é preciso intensificar os trabalhos. Com o apoio de todos os partidos aliados, segundo ele, é possível vencer as eleições. Eduardo Rocha destacou que o PTB sempre foi parceiro e que, inclusive, já indicou o vice na eleição da ex-prefeita Simone Tebet.
Ainda de acordo com o deputado, o PMDB não tratou de estrutura de campanha e não ofereceu nenhuma secretaria ao PTB em troca do apoio. Ele informou que essas questões serão discutidas com todos os partidos, somente após concluir o arco de alianças. Apesar disso, garantiu que o PMDB pretende administrar a cidade em conjunto com todos os aliados.
Quanto ao vice de Márcia, Eduardo reafirmou que a intenção é de que seja indicação dos partidos aliados. Segundo ele, todos têm condições de indicar. No entanto, a escolha só ocorrerá após a realização de pesquisas quantitativas e qualitativas. A divulgação só ocorrerá no final de junho.
FIÉIS DA BALANÇA
Quanto ao PSB e o PSDB, Eduardo Rocha disse que dentro de dez dias os dois partidos devem decidir se caminharão com o PMDB ou PSD. Ele informou que continua mantendo o processo de conversações com as lideranças das duas agremiações. “Quereremos o apoio dos dois partidos. Estamos conversando com os dois vereadores que representam as agremiações, mas a decisão é dos partidos”, frisou.
Questionado se o PSB e o PSDB são os fiéis da balança, Eduardo negou a possibilidade e reafirmou que o apoio de ambos é importante para o processo. “O fiel da balança é a população e nosso amplo arco de alianças”, salientou.