O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) determinou a suspensão das obras dos Hospitais Regionais de Dourados e Três Lagoas. De acordo com o governador, não adianta investir na construção de hospitais sem investir primeiro no aparelhamento das unidades que já estão construídas e melhorar o atendimento na rede pública. Há hospitais construídos há muito tempo que ainda não estão atendendo, como Coxim e Nova Andradina. Em outros hospitais, como o Auxiliadora de Três Lagoas, basta dar suporte para ampliar e melhorar o atendimento.
“Por enquanto vamos aguardar, pois por exemplo em Dourados, já existem dois hospitais prontos para funcionar, vamos buscar as parcerias necessárias para aumentar o atendimento, o que é o mesmo caso de Três Lagoas", disse o governador.
Segundo Azambuja a ação imediata é investir no Hospital Auxiliadora, pois faltam poucos recursos para concluir vagas na enfermaria, e abrir mais vagas e leitos a população. "O importante de imediato é aumentar o atendimento e não obras, a prudência nos diz que que iniciar as construções pode durar dois anos para ficar pronto, nós precisamos urgente é abrir espaços e vagas".
O governador disse que outras obras físicas também devem ser temporariamente suspensas, como o Hospital do Trauma e do Hospital do Câncer. "A saúde não precisa de obra, ela precisa de atendimento à população".