A Prefeitura de Paranaíba, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), está instalando placas de identificação com os nomes das ruas e pretende contemplar todas as quadras do município. Essa ação será possível devido a uma negociação do Demutran com empresas locais, que patrocinam as placas.
De acordo com o diretor do Demutran, Marco Antonio Morelli, este é um assunto de imensa satisfação, uma vez que era uma necessidade antiga da cidade. “Quantas vezes ouvimos reclamação das ruas sem indicações, o que dificulta o trabalho dos carteiros em entregar correspondência e dos mototaxistas que não encontram as ruas, assim como prejudica a população em geral”.
Morelli explicou que a identificação das ruas com seus respectivos nomes é uma obrigação, prevista em lei desde 2005. “Assim que assumi, em julho do ano passado, o prefeito já determinou que nós trabalhássemos para identificar todas as ruas”, disse.
Ele explicou que, desde então, buscou alternativas para a implantação das placas, tendo em vista a dificuldade por falta de receita. “Por isso, procuramos uma parceria para sanar esses problemas. O primeiro passo foi contabilizar o quantitativo de quadras. Temos, em Paranaíba, 1100 quadras, mais cerca de 500 em loteamentos irregulares”.
A partir desse número, verificou-se que seriam necessárias mais de 6 mil placas de identificação, tendo valor estimado em R$ 200. Como a Prefeitura não detinha esse montante para a execução do projeto, o Demutran buscou apoio das empresas.
O departamento constatou que as empresas vinham ao município, faziam vendas de publicidades no Centro da cidade e os bairros ficavam esquecidos. Então, o Demutran proibiu essas empresas de contemplarem apenas a área central da cidade.
“Assim, fizemos uma negociação, onde a empresa teria que, para cada poste instalado de propaganda no Centro, entregar 50 placas de nomes de ruas para os bairros, a fim de que pudéssemos identificar toda a cidade”, contou Morelli.
A ideia foi aderida e até o momento foram vendidos 65 postes no Centro que, consequentemente, geraram 3300 placas para os bairros, as quais já estão no Demutran. As publicidades nos postes já começaram a ser instaladas, o primeiro bairro a receber identificação foi o Jardim Karina. “É lógico que esse número não é suficiente ainda, mas eu pretendo, junto com a equipe, até o final deste mês, conseguir todas as mais de 6 mil placas”, disse o diretor do Demutran.
Para beneficiar os patrocinadores, cada “kit” de 50 placas (correspondente a uma venda de poste) serão distribuídos em diferentes bairros. “Então, teremos que fazer um apanhado geral, separar as placas e fazer a identificação das ruas. Por isso, o trabalho não será iniciado em um único bairro. Vamos seguir a orientação de quem fez a propaganda. Não ficará um bairro inteiro pronto, depois outro e assim por diante. Os trabalhos serão simultâneos, vamos fazer de acordo com o que os patrocinadores optarem”, finalizou.