De acordo com comunicado da Justiça Eleitoral de Três Lagoas, para votar, basta um documento oficial com foto para que seja possível identificar o eleitor. É proibido ingressar na cabine de votação portando aparelho celular, máquina fotográfica ou similar que possa comprometer o sigilo do voto.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, quando chegar para a votação, o eleitor votará, primeiro, para vereador. São cinco dígitos. Depois de digitá-los e aparecer a foto e informações sobre o candidato que você escolheu, aperta a tecla verde "confirma". O eleitor deve saber dessa informação, pois, caso vote para prefeito primeiro, estará votando na legenda do partido.
Caso o eleitor queira votar na legenda, ao invés de um candidato específico, deve digitar o número do partido e em sequencia "confirma". Depois disso, vem o voto para prefeito, para qual há dois números. Depois de digitá-los, o eleitor deve verificar os dados e a foto do candidato e, em seguida, clicar em “confirma”.
Colinha
De acordo com a Justiça Eleitoral o eleitor deve levar a colinha com os números dos candidatos para facilitar na hora da votação. Mesmo sendo apenas dois votos, para prefeito e vereador, a Justiça Eleitoral ressalta que não é bom confiar 100% na memória, já que pode haver esquecimento por parte do eleitor.
Votos brancos e nulos
A Justiça Eleitoral destaca que não é recomendável votar branco ou nulo, pois o eleitor estará praticamente jogando seu voto no lixo. Os candidatos são eleitos na soma de votos válidos – a soma de todos os votos, excluindo os brancos e nulos. E essa escolha pode influenciar o resultado da eleição, pois o candidato precisará de menos votos para ser eleito.
Contudo, quem preferir não escolher nenhum candidato, a urna eletrônica possui a tecla "branco", para quem escolher essa forma de votar, basta clicar na tecla e apertar "confirma". Os votos nulos são feitos quando o eleitor digita um número inexistente e apertar "confirma".