Veículos de Comunicação

Educação

SED prevê ensino híbrido a partir de março

Live da Secretaria abordou protocolo de volta às aulas

carteira e sala de aula vazia cbn campo grande - Ilustração
carteira e sala de aula vazia cbn campo grande - Ilustração

Retorno da live da SED (Secretaria Estadual de Educação) abordou protocolo de volta às aulas, com calendário escolar preparado para o ano de 2021. Com recomeço previsto para o dia 1º de março, os alunos e professores terão ano letivo diferente dos anteriores.

Realizadas desde maio de 2020, a Live da Educação tem como finalidade atender questionamentos da população, enviados via redes sociais, como também sanar dúvidas de âmbito pedagógico e tecnológico da comunidade escolar de Mato Grosso do Sul. De acordo com a secretária estadual, Maria Cecília Motta, a transmissão na tarde desta segunda-feira (1º.02) teve como principal assunto a volta às aulas.

De acordo com Maria, a rede de ensino está preparada, “da maneira que for” para o retorno dos alunos em março, seja totalmente on-line ou presencial. Segundo ela, todos os equipamentos de biossegurança foram comprados e medidas de distanciamento planejadas para possível retorno. Uma das estratégias, é a medição das salas para calcular quantos alunos podem ser acomodados por turma e quantos obrigatoriamente terão de ficar no revezamento on-line na semana.

Na live, o superintendente de Políticas Educacionais da SED, Hélio Daher disse que as famílias que optarem por um ensino 100% online, deverão assinar um acordo com as escolas e, se desejar mudar para o sistema híbrido, deverá discutir a possibilidade previamente com a Rede de Ensino.

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) protocolou na Sed, que os trabalhadores não devem voltar ao ensino presencial sem antes terem tomado a vacina.