O período chamado de “janela partidária”, no qual vereadores que pretendem concorrer à reeleição, ou ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano tiveram a oportunidade de mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato eletivo. O prazo para troca de legenda encerra neste sábado (4), seis meses antes do primeiro turno do pleito, marcado para 4 de outubro.
A desfiliação partidária foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015, que garantiu aos detentores de mandato eletivo em cargos proporcionais a possibilidade de trocar de partido nos 30 dias anteriores ao último prazo para filiação.
Em Três Lagoas, seis vereadores aproveitaram a janela para mudar de partido. O Democratas recebeu os vereadores Adriano César Rodrigues, o sargento Rodrigues, que deixou o PSC, e Ivanildo Teixeira, que saiu do PSB, e deve filiar hoje o vereador Davis Martinelli, que deve deixar o PROS. O DEM já tinha o vereador Marcus Bazé, e o vice- prefeito Paulo Salomão.
No PSB, ficou apenas o vereador Gilmar Garcia Tosta. O vereador Antônio Rialino deixou o Avante e filiou-se ao MDB, que também recebeu a ex- vereadora Marisa Rocha, que saiu do PSB. O MDB já tinha o vereador Antônio Empke Junior.
O Vereador Renée Venâncio deixou o PSD e filiou-se ao PL. No Solidariedade, permaneceram os vereadores Flodoaldo Moreno e Isabel Cristina. O PSDB, que já tinha seis vereadores, recebeu o vereador Wellington Ricardo, o Cascão, e agora ficou com a maior bancada.