Na manhã deste sábado (10), em visita ao Ginásio Guanandizão, um dos polos de vacinação na capital, o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, falou sobre a possibilidade de mandar para o fim da fila as pessoas que estão se negando a tomar determinados tipos de imunizantes, os chamados ‘sommeliers de vacina’.
Nos últimos dias o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, disse que tocaria nessa questão durante a próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIP), realizada com secretários de saúde dos 79 municípios, sempre que chegam novas remessas.
“Vacina não pode ser como se fossemos em uma loja ou um restaurante escolher a roupa ou a comida que melhor nos agrade. Tem que ser aquela que está à disposição”, declarou Geraldo ao dizer que o estado estuda aplicar a medida do fim da fila para sommeliers.
No entanto, conforme dito pelo secretário municipal a CBN Campo Grande, a capital não estuda essa possibilidade. "Não vamos tomar uma medida como essa. Eu acho que isso parte da conscientização de todos, e a gente não tem tido tantos casos assim”. José Mauro Filho disse ainda que o protocolo adotado pela prefeitura consiste em orientar e dizer para esperar a vacina procurada.
"A gente tem a orientação para a população de que, aquele que queira tomar uma vacina, que aguarde enquanto ela estiver disponível, com doses suficientes. Então, ou a pessoa toma a dose disponível, ou aguarda”, concluiu.