O Senado aprovou ontem à noite uma série de projetos, mas adiou para a quarta-feira da próxima semana a votação do protocolo da Venezuela de adesão ao Mercosul. A data já tinha sido acertada pelos lideres dos partidos, mas os governistas tentaram colocar o assunto na pauta de ontem, sem sucesso, por causa do esvaziamento do plenário.
Entre os projetos aprovados está a proposta que estabelece um piso salarial nacional para policiais civis e militares, incluindo os bombeiros. Foi aprovado também o projeto que muda as regras de pagamento dos precatórios e o que transfere da União para o Distrito Federal a manutenção e organização da Defensoria Pública.
A proposta de emenda à Constituição (PEC) do divórcio, que acaba com a exigência de prazos para a obtenção da separação definitiva, foi aprovada em primeiro turno, e se for mantido o acordo entre os líderes, deverá ter sua tramitação concluída na próxima semana.
Também foi aprovado projeto que facilita repressão ao crime organizado, que segue agora para a Câmara, e o que trata da realização de referendo em municípios do Pará e do Amazonas que tiveram hora legal alterada em 2008.