Veículos de Comunicação

3

Senado recebe 37 novos concursados

Nesta segunda-feira (31), 37 novos servidores públicos concursados foram recebidos no Senado pelo diretor-geral da Casa, Haroldo Tajra

Nesta segunda-feira (31), 37 novos servidores públicos concursados foram recebidos no Senado pelo diretor-geral da Casa, Haroldo Tajra, e pela diretora da Secretaria de Direitos Humanos, Dóris Marize Romariz Peixoto. Os diretores desejaram boas-vindas e afirmaram que cada um dos novos servidores "poderá fazer a diferença" em sua unidade ao realizar com competência o trabalho.

A recepção se estenderá pela tarde. Os novos servidores participarão de um painel com os diretores das Secretarias Especiais de Comunicação Social (SECS), Fernando César Mesquita; do Prodasen, Deomar Rosado e do Sistema Integrado de Saúde (SIS), Fábio Coutinho.

O diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP), Florian Madruga, será representado pelo diretor da Subsecretaria de Administração, Suprimento de Matérias-Primas e Desenvolvimento Tecnológico, Gustavo Ponce de Leon. Também está prevista a realização de uma mesa redonda sobre a estrutura da Secretaria de Recursos Humanos com o diretor-adjunto da secretaria, Evandro Perissê.

Dos 37 novos concursados, 25 são analistas legislativos, 11 técnicos e dois consultores. Pela manhã, todos assistiram ao seminário "A Dinâmica dos Três Poderes" no auditório do Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB). Em seguida, os novos servidores ouviram palestra do cientista político e professor do ILB e da Universidade do Legislativo (Unilegis) Octaciano Nogueira sobre "As Constituições Brasileiras e o Senado". Na ocasião, o professor defendeu o bicameralismo como forma de equilibrar a distribuição de poder entre os entes federativos e também sugeriu a necessidade de uma Constituição Federal mais concisa.

Também pela manhã os servidores participaram de palestra sobre "Processo Legislativo e Funções Institucionais", apresentada pelo diretor-adjunto da Secretaria-Geral da Mesa, Paulo Mohn, que chamou a atenção dos novos servidores para a importância da harmonia e interdependência entre os Poderes da República.

Mohn também defendeu o bicameralismo no Brasil. Explicou que o sistema proporcional da Câmara dos Deputados – em que o número de parlamentares varia de acordo com a quantidade de habitantes por estado – favorece regiões de grande densidade populacional, como São Paulo. Mas a representação no Senado – com três parlamentares para cada entidade da Federação – restaura o equilíbrio, ao dar o mesmo peso a estados de grande e pequena população.

Ainda pela manhã, os novos funcionários assistiram palestra intitulada "Motivação do Indivíduo na Organização", proferida pelo analista de informática, José Augusto Parreiras, da Secretaria Especial de Informática (Prodasen). Parreiras apresentou conceitos sobre estímulo e bem-estar no trabalho da doutrina ético-filosófica Logosofia.