Ao final da reunião com os prefeitos de municípios de Mato Grosso do Sul, que se realizou no Senado, ontem (10), o senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse que levará, ao Ministério das Cidades, a principal reivindicação da categoria: acabar com o excesso de burocracia para a liberação das verbas para os projetos já aprovados.
O senador revelou que marcará uma audiência com o ministro Márcio Fortes, para procurar meios de reduzir o que considera o "caminho tortuoso e moroso" percorrido pelo dinheiro, desde que o projeto é aprovado até a chegada efetiva aos cofres das prefeituras.
Segundo Valter Pereira, além do tempo perdido, a burocracia causa uma defasagem de preços. Ele estima em 25%, no mínimo, a necessidade de realinhamento de verbas, nas obras públicas em geral.
O senador elogiou a iniciativa dos prefeitos de procurarem parlamentares da bancada de Mato Grosso do Sul para uma reunião, dizendo haver necessidade de manter esses contatos estreitos. Para ele, um senador precisa estar consciente de todos os meandros da negociação, bem como da efetiva liberação do dinheiro, quando estiver num ministério buscando a efetivação de um projeto para sua região.
Simone
A prefeita Simone Tebet defendeu na reunião cm o Senador Valter Pereira ocorrida em um dos plenários do Senado Federal com os prefeitos do Estado a importância de se agilizar a tramitação de projetos na esfera federal, visando uma dar celeridade ao processo de licitações nos municípios e execução das obras executadas com recursos federais repassados aos municípios.
3
Senador pede agilidade na liberação de verbas
O senador elogiou a iniciativa dos prefeitos de procurarem parlamentares da bancada de MS