Veículos de Comunicação

3

Senadores cobram Lula após aprovarem Ficha Limpa

No Twitter, parlamentares comemoraram a votação do projeto que veta condenados

Após a aprovação do Projeto Ficha Limpa, senadores cobraram no Twitter a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto deve ser sancionado pelo presidente até dia 9 de junho para valer nas próximas eleições.

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MG) comemorou o projeto e afirmou que agora só falta a assinatura do presidente. “Bom dia, aprovamos ontem o #fichalimpa e o reajuste dos aposentados. Uma vitória para brasileiros e brasileiras. Agora é a sanção de Lula.”

O tucano Tasso Jereissati (CE) também afirmou que o projeto segue nesta quinta-feira (20) para a Presidência. “Depois de aprovado, hoje [quarta], o Projeto Ficha Limpa segue nesta quinta-feira para sanção.”

Relator do projeto na CCJ da Câmara, o deputado Índio da Costa (DEM-RJ) também cobrou a sanção presidencial. “De qualquer forma precisamos pressionar o presidente a sancionar o #fichalimpa até o dia 9 de junho. Ficha Limpa 2010 já!”


No fim da seção que aprovou o Ficha Limpa, os parlamentares comemoram a votação. Para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), a decisão foi histórica: “Votação histórica 76 a zero para o Ficha Limpa.”. O senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que presidiu a sessão no Senado, concordou com Suplicy: “Momento histórico no Senado: aprovado o projeto #FichaLimpa”, disse senador, usando o termo que entrou na lista de mais comentados no Twitter.

Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou após a votação que os senadores tinham “cumprido” um dever. “Missão cumprida! Aprovamos o ficha-limpa e o reajuste dos aposentados.” Para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o êxito do Ficha Limpa foi uma vitória dos internautas. “Ficha Limpa foi vitória dos internautas. Está criada a "cidanauta", cidadania via internet. Brasil é uma Ágora Virtual.”

Para a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), o projeto já era um “dever” dos políticos: “Aliás, ficha limpa não é mérito, é dever de todo político”. Também da oposição, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que os eleitores devem ficar atentos para não se tornaram “cúmplices” de políticos ficha suja. “Quem vota em ficha suja se torna cumplice da sujeira”, afirmou o tucano.