O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), criticou novamente hoje as explicações do governo Lula para o apagão que atingiu 18 Estados do país na noite de terça-feira. Os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Civil) culparam as condições meteorológicas pelo blecaute –como raios e chuva.
"Precisa identificar a causa. A causa não pode ser ventania ou raio. O problema é por que o sistema é tão vulnerável a isso", disse ele hoje.
Serra afirmou que a disputa política não pode entrar nessa discussão. "Pôr a disputa política de lado e saber por que isso aconteceu. Quando se tem um organismo doente, a primeira condição é diagnostico, saber qual é a doença. Isso que se espera que venha acontecer. O episódio não está encerrado, nem começou", disse ele se referindo às declarações de Dilma e Lobão, de que o problema estava superado.
Segundo ele, o apagão desta semana revela o problema da infraestrutura do país. "Porque se um raio é capaz de parar todas as turbinas de Itaipu e deixar 18 Estados desabastecidos de energia é porque o sistema não está bem. Porque tem que ser a prova de pequenos acidentes da natureza."
Ele cobrou investimentos no setor elétrico. "Precisa de mais investimento, de melhor qualidade da manutenção."
"Falta um diagnóstico técnico e uma explicação pública. […] Veja, só, nunca, em sua história, Itaipu, teve todas as turbinas paradas."