Veículos de Comunicação

3

Simone Tebet participa do aniversário de Cassilândia

Todos assistiram ao desfile das comitivas e à apresentação das bandas marciais de Lagoa Santa e Cassilândia

-
-

Os 55 anos de emancipação política do município de Cassilândia foram comemorados neste domingo (2) com uma grande festa que reuniu mais de 10 mil pessoas na Praça Elza Vendrame. A prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), visitou a cidade e prestigiou o evento junto ao prefeito de Cassilândia, Carlos Augusto da Silva (DEM), e a vários prefeitos da região do Bolsão. Todos assistiram ao desfile das comitivas e à apresentação das bandas marciais de Lagoa Santa e Cassilândia. Também participaram das festividades o deputado federal Vander Loubet (PT) e os deputados estaduais Akira Otsubo (PMDB) e Diogo Tita (PMDB).

A programação começou por volta das 10 horas, com a apresentação da Banda Marcial Tancredo Neves, de Cassilândia, e de uma banda da cidade de Lagoa Santa, em Goiás. Em seguida, houve um desfile de várias comitivas de propriedades rurais da região e algumas caravanas do comércio local. Na sequência, foi oferecido um churrasco onde foram abatidas 55 vacas, doadas por produtores rurais do município, sendo o prato preparado por voluntários da comunidade. Este churrasco é tradicional na cidade e neste ano foi oferecido na área lazer da Praça Elza Vendrame, ao invés da Praça São José.

O aniversário de Cassilândia é comemorado no dia 3 de agosto, mas a data foi antecipada para que convidados de cidades vizinhas pudessem participar, com a presença de comitivas de Inocência, Lagoa Santa, Itajá, Aporé, Chapadão do Sul, Paranaíba, Aparecida do Taboado e Costa Rica. Para este ano, também foi mudado o local de comemoração, que, como já era tradicional terminar a cavalgada na Praça Central São José, agora terá o Parque Elza Vendrame como sede das festividades. A 39ª Festa do Peão de Boiadeiro, organizada pelo Sindicato Rural, também faz parte da programação.

Para o prefeito de Cassilândia, Carlos Augusto, essa data marca o resgate da cidade, que agora tem orgulho de ser cassilandense. “Ainda estamos enfrentando dificuldades, um pouco pela crise mundial e um pouco pela herança deixada, mas começamos a nos recuperar e esta festa é um exemplo disso”, comentou. Ele agradeceu a presença dos prefeitos da região e em especial da prefeita Simone tebet, que segundo ele é uma referência em administração pública para todas as cidades do Estado.

Mesmo com sol forte, os moradores da cidade prestigiaram o evento e não pouparam elogios à nova administração, ostentando faixas em agradecimento. Depois de uma crise política e financeira enfrentada pela população no ano passado, os cassilandenses comemoraram em praça pública, com a participação de moradores de cidades vizinhas e até o estado de Goiás.

Cassilândia

O município de Cassilândia foi fundado em 1954, por Joaquim Balduino, dono da área de terra onde hoje é a cidade e que tinha o apelido de “Cassinha”, vindo daí a origem do nome da cidade. Ele idealizou um povoado e doou a área para as novas construções, começando com a instalação de uma igreja e um praça, ambas batizadas com o nome de “São José”, santo de devoção do fundador e padroeiro da cidade. Foi elevada a distrito pela Lei nº 154, de 12.10.1948 e o município criado pela Lei nº 7368, de 30. 06.1954. Localizado a 434 km da capital Campo Grande, o município de Cassilândia possui aproximadamente 22 mil habitantes, conforme dados do IBGE de 2008.

Próxima aos municípios de Paranaíba, Chapadão do Sul e Inocência, Cassilândia também exerce influência sobre as cidades de Aporé, Itajá e Lagoa Santa, no vizinho estado de Goiás. A cidade possui cinco escolas municipais, três escolas estaduais e três particulares (Objetivo, Anglo e Positivo), além de 27 creches. Também conta com uma unidade da UEMS (Agronomia, Letras, Matemática e Normal Superior), uma unidade da FIC/FAVA (Administração de Empresas, Ciências contábeis, Pedagogia e Normal Superior, Turismo, Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem), além de diversos cursos em nível de Latu Sensu, e uma extensão da UNIDERP.