Veículos de Comunicação

3

Simone Tebet recebe o vice-governador de Roraima para conhecer o Sigo

Com o auxílio do Sigo, Mato Grosso do Sul é recordista em cumprimentos de mandados de prisão e na recuperação de carros roubados em 48 horas

O Estado de Roraima pretende implantar um programa similar -
O Estado de Roraima pretende implantar um programa similar -

A vice-governadora Simone Tebet recebeu hoje (16), em seu gabinete, a visita do vice-governador de Roraima, Francisco de Assis Rodrigues, que veio conhecer o funcionamento do Serviço Integrado de Gestão Operacional (Sigo).

O vice-governador Francisco Rodrigues esteve acompanhado pelo diretor-presidente do Detran de Roraima, Jorge Guimarães, e pelo comandante dos Bombeiros coronel Manoel Leocádio Menezes, também com a presença do diretor-geral do Detran-MS, Carlos Henrique dos Santos Pereira.

O Estado de Roraima pretende implantar um programa similar, conforme explicou o diretor do Detran, Jorge Guimarães. “É um programa excepcional, onde é possível ter um controle de gestão integrada entre as Polícias Militar e Civil e o Detran. Com esse programa é possível ter o controle da informação, uma ampla visão da criminalidade e dos acidentes. Essa ferramenta vai nos ajudar a controlar e a evitar acidentes e monitorar as informações, trazendo benefícios sociais”, destacou Jorge. 

“Queremos conhecer todo o sistema e implantar em nosso Estado para beneficiar a população. Queremos ter mais eficiência no controle de acidentes, o georreferenciamento para o deslocamento de viaturas e a digitalização das informações para o maior controle das informações”, afirmou Jorge Guimarães.

O Estado de Mato Grosso do Sul, desde 2005, vem sendo considerado pioneiro na atuação contra a criminalidade após padronizar em suas instituições de segurança o sistema Sigo: um software disponibilizado por uma empresa terceirizada, utilizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para armazenar dados das ocorrências atendidas pela Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outras unidades de segurança do Estado.  

Tendo como objetivo dinamizar o atendimento à população, o Sigo substituiu o antigo modelo de registro de ocorrência manual. Hoje, uma ocorrência é registrada detalhadamente pelo sistema desde o momento em que a ligação chega através do 190 até o momento em que o juiz executa a sentença.  

Com o auxílio do Sigo, Mato Grosso do Sul é recordista em cumprimentos de mandados de prisão e na recuperação de carros roubados em 48 horas.