O cenário político de Três Lagoas já está agitado para a nova presidência da Câmara Municipal, mesmo antes da diplomação e posse dos vereadores eleitos e reeleitos para o mandato de 2025 a 2028. A decisão foi tomada em uma reunião informal realizada logo após as eleições de domingo.
Ficou acordado que o vereador Antônio Empeke Junior, o Tonhão (PSDB), reeleito para o sexto mandato consecutivo, como o segundo mais votado no pleito deste ano, com 1.632 votos, assumirá a presidência da Câmara nos primeiros dois anos (2025/2026). Já o vereador Sargento Rodrigues (PP), reeleito para o terceiro mandato, sendo o mais votado neste ano, com 1.921 votos, será o presidente no biênio de 2027/2028.
Essa escolha para a presidência da Câmara foi resultado de um acordo entre alguns vereadores, mesmo diante da tentativa de interferência do atual prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), que buscava influenciar a decisão. No entanto, prevaleceu a vontade do prefeito eleito, Cassiano Maia (PSDB), que apoiou a escolha de Tonhão e Rodrigues.
Segundo apurado pela reportagem, Rodrigues, inclusive, optou por assumir a presidência no segundo biênio do novo mandato, que começa em janeiro de 2025.
A eleição oficial para a Mesa Diretora da Câmara será realizada no dia 1º de janeiro de 2025, junto com a posse dos vereadores eleitos no pleito deste ano. Mas, como se trata de uma eleição interna, o acordo pode ser suspenso ou não.