O ex-prefeito de Campo Grande e candidato ao governo de Mato Grosso do Sul pelo PSD, Marquinhos Trad, não compareceu à rodada de entrevistas promovida pelo Grupo RCN de Comunicação com os candidatos ao governo do Estado. Ele seria o sétimo, entre os oito candidatos, a participar da rodada que é exibida em cadeia de rádio e TV, ao vivo, em todas as emissoras do grupo de comunicação nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Paranaíba e Aparecida do Taboado.
Nesses municípios, as emissoras do Grupo RCN abrangem um público de quase 800 mil eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. Isso representa quase 40% de todo o eleitorado de Mato Grosso do Sul. O candidato Marquinhos Trad além de não comparecer, também não enviou qualquer justificativa para a ausência.
O jornalismo do Grupo RCN foi surpreendido com a ausência do candidato, faltando apenas nove dias da votação nas urnas. O eleitor que aguardava pela entrevista a ser transmitida ao vivo, como ocorreu com os candidatos anteriores, não teve a oportunidade de saber diretamente das propostas do candidato. O espaço aberto na programação das emissoras de rádio e TV é democrático e destinado ao exercício da cidadania.
Com o dever de informar e levar ao cidadão mais uma oportunidade para analisar os candidatos, os jornalistas do Grupo RCN, incluindo os correspondentes nas cidades de Maracaju, Três Lagoas, Ponta Porã e Corumbá, nas regiões de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, não puderam debater as propostas com o candidato do PSD, o único a não participar desse momento importante da cobertura das eleições, quando os eleitores estão mais atentos a analisar cada candidato.