O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) realiza nesta sexta-feira (14) e sábado (15), a geração das mídias que irão carregar as urnas para o segundo turno das eleições de 2022, que acontecerá no próximo dia 30 de outubro. Os trabalhos são realizados no Depósito de Urnas do TRE-MS e são presididos pelo Dr. Wagner Mansur Saad, juiz presidente da Comissão de Geração de Mídias do Tribunal.
Dr. Wagner Mansur explica como funciona o trabalho de geração de mídias do segundo turno das eleições. “Como é de conhecimento dos eleitores, nós tivemos duas etapas. A primeira etapa corresponde as eleições proporcionais, além da majoritária para Senador nós tivemos a geração de mídia que foi a preparação dos disquetes e pen drives para que as urnas sejam alimentadas com as identificações dos candidatos e que elas passem a ter condições de registrar o voto com opção do eleitor. Encerrado o primeiro turno, temos agora o segundo turno das eleições e vamos repetir o procedimento e preparar as urnas para este segundo turno. Zeramos tudo que foi feito no primeiro, recomeçamos e deixamos tudo certo para as eleições”, explica.
Todo o trabalho foi acompanhado e observado pelo integrante do Transparência Eleitoral Brasil, Elton Luiz Nasser de Melo. “O nosso papel é acompanhar e observar. Um trabalho voltado exatamente para o exercício pleno da democracia. Não chega ser uma entidade fiscalizatória, mas é um acompanhamento que fazemos. Ficamos observando, vendo o que está acontecendo de modo que é mais uma etapa para o exercício da democracia no pleito eleitoral. Nós temos em todo o país e também no exterior integrantes da Transparência Eleitoral Brasil que estão nessa missão”, comentou.
Para o ato, foram convocados também representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), fiscais de partidos políticos e coligações.
Geração de Mídias
O procedimento tem por finalidade gerar os dados oficiais que serão inseridos nas urnas eletrônicas de todo o Estado, como o sistema de votação, nome, número e foto dos candidatos, além dos dados dos eleitores de cada seção. A previsão é que sejam geradas 8.491 mil mídias de votação para as seções eleitorais.