Diante da relevância social em prover acessibilidade às pessoas cegas e de baixa visão, bem como aproximá-las da Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), por meio de seu Núcleo de Acessibilidade Institucional, realizou na manhã desta terça-feira (20), um treinamento com deficientes visuais no Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac).
O evento, que contou com apoio da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso do Sul (EJ-MS), teve como objetivo oportunizar aos eleitores deficientes visuais contato tátil com o novo modelo da urna eletrônica, especialmente no que tange à disposição do teclado, a fim de que não haja dificuldades no exercício do voto no dia da eleição.
Luís Henrique Amorim, gestor do núcleo de acessibilidade e inclusão do TRE, explica que o novo modelo de urna terá nas laterais as teclas “branco”, “corrige” e “confirma” ao lado dos números 3,6 e 9, respectivamente, todas em braile.
A grande inovação é que será inserida a Língua Brasileira de Sinais (Libras). “A imagem vai aparecer no canto inferior direito da tela. Essa é uma grande conquista do pleito deste ano. Outro detalhe importante é que neste ano as urnas irão falar o nome do candidato e do suplente, antes só falava o número”, disse Luís Henrique.
O diretor-presidente do Ismac, Márcio Ximenes Ramos, aprovou a votação na nova urna. “A acessibilidade está ótima, conseguimos ouvir o passo a passo de quem estamos votando, com bastante segurança para confirmar o voto”, falou.
O novo modelo de urna será utilizado em 10 cidades de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Douradina, Itaporã, Laguna Carapã, Sidrolândia, Fátima do Sul, Jateí, Vicentina e Terenos.
Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário de votação nas eleições de 2022 será uniformizado pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal. Com isso, em Mato Grosso do Sul, os eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre 7h e 16h.