Encerrado o prazo para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições deste ano contabilizam um total de 29 candidatos de Três Lagoas participando do pleito eleitoral. Essa é a primeira vez que a cidade registra o maior número de candidatos participando de uma eleição.
Do total de candidaturas registradas no TSE, 19 são de candidatos a deputado estadual e 9 a federal. Além disso, Três Lagoas tem ainda o vice-prefeito da cidade, Paulo Salomão, candidato ao cargo de segundo suplente da candidata ao Senado, Tereza Cristina. Embora o domicílio eleitoral agora seja o de Campo Grande, a três-lagoense Simone Tebet, também participa das eleições concorrendo ao cargo de presidente da República.
Alguns dos candidatos disputam as eleições pela primeira vez e outros já concorreram em pleitos anteriores.
Com 125 mil habitantes e 88.165 eleitores, Três Lagoas, terceira cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul, não tem nenhum representante na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Com a licença do deputado estadual Eduardo Rocha (MDB) para ocupar o cargo de secretário de Governo, Três Lagoas fica sem o seu único representante na Assembleia Legislativa.
No passado, a cidade chegou a ter três deputados estaduais. Antes de Ângelo Guerreiro (PSDB) ser prefeito de Três Lagoas, em 2016, o município tinha dois representantes da Assembleia. No Senado, Três Lagoas é representado por Simone Tebet (MDB), que nas eleições deste ano disputa à presidência da República.