Técnicos de informática da Justiça Eleitoral foram chamados para averiguar possível falha em uma das urnas eletrônicas disponibilizadas na creche Irmã Sheilla na manhã de hoje. Entretanto, segundo a técnica judiciária, Nilce Louzan, o problema era foi decorrente de uma falha humana e já foi solucionado. “Esta foi a única vez em que os técnicos foram chamados e descobrimos que não se tratava de problemas na urna em si. Mas referente à força com que o teclado era apertado. A urna está funcionando normalmente”, explicou. Nilce não soube precisar em qual seção ocorreu a falha.
Em Três Lagoas, até às 12h40 nenhuma urna apresentou problemas que resultasse na necessidade de substituição. Número semelhante é encontrado em boa parte do Brasil, onde acontece as eleições municipais para eleger prefeitos e vereadores.
De acordo com os tribunais regionais eleitorais, 256 urnas precisaram de troca em todo o país no período da manhã. O percentual em relação às cerca de 400 mil urnas eletrônicas em funcionamento nas eleições é irrelevante: cerca de 0,062% e está dentro da normalidade, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. O STE tem 56.844 urnas disponíveis para substituição, caso haja problemas com as que estão em funcionamento.