Veículos de Comunicação

3

Três Lagoas terá 796 mesários nestas eleições

Cartório informou que ainda está recebendo inscrições de interessados

-
-

Setecentas e noventa e seis pessoas deverão trabalhar no dia 8 de outubro para garantir a realização das eleições municipais deste ano. Conforme Juliane Giumarães Radael Santos, chefe da 51ª Zona Eleitoral, na sessão pela qual responde serão 456 mesários nestas eleições.

O número equivale a 32 pessoas a mais se comparada ao total de envolvidos no processo eleitoral do último pleito, em 2010. “Por conta do aumento de eleitores, tivemos a implantação de mais oito seções no município. Cada uma delas conta com quatro mesários, o que equivale a um aumento de 32 voluntários”, disse.

Juliane explicou que, a três meses do pleito eleitoral, o processo de convocação dos mesários já foi concluído. Os convocados – voluntários ou não – deverão ser oficializados a partir de agosto. Entretanto, ainda há espaço para voluntários se cadastrarem. “Embora estejam concluídas as convocações, sempre deixamos em aberto por conta das substituições que ocorrem do prazo de convocação até às vésperas das eleições”.

A chefe do cartório não soube precisar números de voluntários para estas eleições devido aos vários canais de inscrições existentes (internet, telefone etc). Mas antecipou que, pessoalmente, cinco pessoas se prontificaram a trabalhar como voluntários. Ao todo, a 51ª zona eleitoral será responsável por 117 seções distribuídas em 16 pontos de votação em Três Lagoas.

9ª ZONA
Já na 9ª zona eleitoral serão 408 mesários, sendo que 340 atuarão nas eleições locais e 68  em Selvíria, distribuídos nas 17 seções eleitorais naquele município. Em Três Lagoas serão 85 seções distribuídas em dez pontos de votação. Segundo a técnica judiciária, Cintia Eri Tadano, em algumas seções, o número de voluntários dispostos a trabalhar foi de dez pessoas. “Nestes casos, fizemos o remanejamento deste voluntário para outras seções com menos procura, mas tomando o cuidado de mantê-lo no mesmo local de voto escolhido”, explicou. O restante das vagas foi preenchido por meio de uma pesquisa realizada pelo sistema de eleitores do município. O número de seções na 9ª zona também foi ampliado para estas eleições.

Para este ano, deverão ir às urnas 69.814 eleitores. O número equivale a três mil eleitores a mais, se comparado ao pleito eleitoral de 2010, quando a cidade contava com 66.328 eleitores.

INSCRIÇÕES
As inscrições de voluntários podem ser feitas pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou até mesmo na Justiça Eleitoral de Três Lagoas, pessoalmente ou por telefone. Cintia, assim como Juliane, reforça que os interessados em trabalhar nestas eleições podem procurar ao Cartório Eleitoral para se inscreverem. “Ainda temos outras funções que precisam de voluntários”, completou.

Para atuar como mesário, o interessado pode se inscrever diretamente no Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral ou no portal do TRE-MS (www.tre-ms.jus.br), na seção Mesário Voluntário. Aqueles que trabalharem para a Justiça Eleitoral, seja como convocado ou voluntário, recebem benefícios como dois dias de dispensa do serviço público ou privado para cada dia de serviço prestado, sem prejuízo de salario ou qualquer benefícios. Os convocados passarão também por um treinamento que será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro. “Para este treinamento, ele também terá direito ao benefício de dois dias de dispensa”, informou Juliane.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) estima que cerca de 22 mil mesários trabalhem em todo o Estado no pleito deste ano.