Durante entrevista concedida nesta quarta-feira, 22, ao TVC Agora do Grupo RCN de Comunicação, o vereador Gilmar Garcia Tosta (PT) informou que tramitam na Câmara de Três Lagoas projetos de lei para discussão e votação do novo Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município.
O parlamentar que está em sua quarta legislatura, é presidente de uma das comissões do Legislativo.
Segundo ele, com a aprovação de ambos os projetos, muitas coisas mudarão na política local, principalmente na Câmara.
Tosta falou sobre o papel do vereador, que não é de conhecimento de todo cidadão. “O vereador é eleito para fiscalizar o trabalho do Executivo pautado na moralidade”, destacou.
O vereador lembrou que, dentro destes quatro anos de mandato, ele e outros parlamentares colocaram fim a algumas ‘regalias’, como é o caso do fim das férias de 90 dias e aposentadoria para os vereadores. “Tornamos a lei da aposentadoria inconstitucional”, comentou.
Ele é autor do projeto ‘Ficha Limpa’ contra o nepotismo e pelo voto aberto na Câmara. Vale destacar que, o Legislativo de Três Lagoas foi o primeiro do Brasil a adotar o voto aberto, exemplo seguido por outros municípios.
Outro fato que Tosta disse defender é a redução no número de vereadores – 17 hoje – e consequentemente de assessores. “A economia seria de aproximadamente R$ 4 milhões durante o quatro anos de mandato”, avaliou.