Os candidatos a prefeito de Paranaíba, Ronaldo José Severino Lima (PSDB) e Maycol Henrique Queiroz Andrade (PDT), farão um debate nesta quinta- feira (22), a partir das 19h, no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Paranaíba.
De acordo com o professor Wesley Ricardo de Souza Freitas, do curso de Administração, o debate será um momento democrático, onde os candidatos terão oportunidade de apresentar suas propostas para o município, além de ajudar para que os eleitores indecisos possam esclarecer eventuais dúvidas.
Ele lembra que a utilização de “cabos eleitorais” pedindo voto, bandeiras e campanhas sonoras dentro da UFMS serão proibidos. O debate será composto por quatro blocos, com regras definidas e prévio conhecimento da Justiça Eleitoral.
Cada candidato terá tempo de 20 minutos para apresentar suas propostas e considerações iniciais. Após essa etapa, cada candidato fará perguntas aos concorrentes, totalizando quatro perguntas de cada candidato, realizadas de forma alternada e a ordem do início será definida por sorteio.
Cada candidato terá no máximo um minuto e 30 segundos para realizar sua pergunta. E terá no máximo cinco minutos para sua resposta, além de três minutos para réplica. O público presente poderá realizar perguntas aos candidatos.
O questionamento do público será por meio de perguntas preenchidas em um formulário específico, com identificação do autor da pergunta, distribuído no início do debate e recolhido às 19h30.
Todas as perguntas serão colocadas em uma urna e serão sorteadas cinco perguntas para que ambos os candidatos possam responder em um tempo de três minutos. Após as perguntas, cada candidato terá um tempo de dez minutos para as considerações finais, momento em que o candidato terá para pedir votos e convencer o eleitor de suas propostas.