Veículos de Comunicação

Votação

Urnas começam a ser preparadas para votação no dia 2 de outubro

Procedimento tem por finalidade gerar os dados oficiais que serão instalados nas urnas

Serão realizados procedimentos de carga, lacração e conferências das urnas eletrônicas nos dias 22 e 23 de setembro - Arquivo/JP
Serão realizados procedimentos de carga, lacração e conferências das urnas eletrônicas nos dias 22 e 23 de setembro - Arquivo/JP

O Diário da Justiça Eleitoral publicou nesta semana edital de informação de que nas próximas quinta e sexta-feiras, dias 22 e 23 de setembro, serão realizados procedimentos de carga, lacração e conferências das urnas eletrônicas de votação que serão utilizadas nas eleições deste ano em todo o país. No mesmo dia, serão conferidas, fechadas e lacradas as urnas de lona para eventual uso no dia da votação.        

Os procedimento tem por finalidade gerar os dados oficiais que serão instalados nas urnas, como o sistema de votação, nome, número e foto dos candidatos, além dos dados dos eleitores de cada seção. 

As urnas de lona, usadas até adoção por completo dos equipamentos eletrônicos, nos anos 2000, ficam preparadas para caso de defeito, extravio ou falta de energia elétrica nos locais de votação – fatores considerados como possíveis e com diversas ocorrências no país.

Em Paranaíba serão preparadas urnas eletrônicas para as 101 seções eleitorais distribuídas em 18 locais para o atendimento de 30.875 eleitores. 

Em Três Lagoas serão instaladas 224 urnas, em 27 locais de votação para captação de votos de 75.592 eleitores, segundo dados da Justiça Eleitoral.

Em Mato Grosso do Sul, o Tribunal Regional Eleitoral disponibilizará 300 urnas reserva para substituição das que apresentarem defeito, em 79 municípios.