O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) iniciou nesta semana à preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno das Eleições Gerais.
Em Três Lagoas, as urnas já receberam os sistemas operacionais de votação e de justificativa, assim como as listas de candidatos e dos eleitores de cada seção eleitoral.
Após esse procedimento da carga, foram colocados os lacres físicos nas urnas que estão protegidas e prontas para a utilização no dia da votação.
Nas duas Zonas eleitorais que compreende as circunscrições eleitorais de Três Lagoas e Selvíria serão utilizadas 370 urnas. De acordo com a chefe da 9ª Zona Eleitoral, Vanessa Barroso, as urnas eletrônicas serão entregues aos mesários nos dias 27 e 28 de outubro. O segundo turno das eleições será no domingo, 30 de outubro, quando 1,9 milhão de eleitores voltam às urnas em Mato Grosso do Sul para escolher os candidatos ao governo e à presidência da República. Em Três Lagoas, são 88 mil eleitores aptos a votar. Em todo o país, 156 milhões.
PODE VOTAR
O eleitor que estava em situação regular com a Justiça Eleitoral, mas não votou no primeiro turno, pode votar normalmente no segundo. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para pessoas com 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos.
JUSTIFICATIVA
Os prazos para apresentação da justificativa são: até 1º de dezembro de 2022 (ausência no primeiro turno)- até 9 de janeiro de 2023 (ausência no segundo turno.