O senador Valter Pereira (PMDB-MS) saudou a população sul-mato-grossense pelo aniversário de 110 anos da capital do estado, Campo Grande, comemorado nesta quarta-feira (26). Ele afirmou que os habitantes da capital souberam "construir uma cidade com excelente qualidade de vida ao longo desses anos", ressaltando que a capital do Mato Grosso do Sul é a 28ª cidade brasileira com melhor infraestrutura.
Valter Pereira disse que Campo Grande é um município "progressista e hospitaleiro", para onde pessoas de todo o país – paulistas, gaúchos e nordestinos – e de todo o mundo – árabes, portugueses, espanhóis e japoneses – emigraram, ajudando a construir a história da capital, e formando, assim, "a identidade plural da sociedade campo-grandense"
O senador recordou que, por volta de 1870, soldados que retornavam da Guerra do Paraguai souberam da existência "de terras férteis para a lavoura e para a criação de gado" na região onde futuramente seria fundada Campo Grande. A notícia, continuou Valter Pereira, chegou ao conhecimento de José Antônio Pereira, em Monte Alegre (MG).
– Esse José Antônio Pereira era meu bisavô, avô do meu pai. Era um velho destemido que, logo em seguida, reuniu toda a sua prole e agregados e rumou para as conhecidas terras chamadas de Campo das Vacarias. Ali, construiu o Arraial de Santo Antônio de Campo Grande, depois Campo Grande, hoje capital de Mato Grosso do Sul. Fez esse longo percurso em carro de boi, que levava os pertences da família Pereira, dos meus ancestrais, que aportaram nessa região em 1872 – contou o senador.
Valter Pereira registrou ainda que Campo Grande tem por apelido "Cidade Morena", devido ao solo avermelhado e fértil e ao clima tropical.
– À minha cidade morena faço essa calorosa saudação por mais esse aniversário e o faço com a expectativa de que seu compromisso com a modernidade ecologicamente sustentável, com o progresso e com a independência política não seja apenas cortina de fumaça, mas sim compromisso com a sua gloriosa história e com a memória dos seus altivos pioneiros – concluiu Valter Pereira.
Em aparte, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) também saudou a população do Mato Grosso do Sul pelo aniversário de Campo Grande. A senadora disse ter nascido na cidade de Bela Vista, mudando-se, logo em seguida, para a capital do estado e destacou a gentileza com que a cidade acolhe as pessoas que vêm de fora. Ela acrescentou que Campo Grande é a única capital brasileira que não tem favelas.
Também em apartes, os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) associaram-se às congratulações à população sul-mato-grossense pelos 110 anos da capital.