O senador Valter Pereira (PMDB-MS) foi confirmado nesta quarta-feira (4) como o novo presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Ele concorreu em chapa única – acompanhado pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que será o novo vice-presidente do colegiado – e terá um mandato de dois anos.
Valter Pereira disse que uma de suas prioridades será discutir a importação de fertilizantes e seus impactos nos custos do setor agrícola.
– O Brasil, hoje, é dependente de um pequeno grupo de empresas que exercem uma espécie de monopólio nesse segmento – declarou ele, acrescentando que "o presidente Lula já deu a senha para que a Petrobras aumente sua produção de fertilizantes".
O senador também reiterou que a renegociação das dívidas dos produtores rurais – assunto recorrente na comissão – será outra de suas prioridades, "o que exigirá uma articulação intensa da CRA com o setor privado e com os ministérios da Agricultura e da Fazenda". Sobre essa questão, Gilberto Goellner afirmou que esses dois ministérios e a Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA) "estão estudando um novo modelo de crédito rural".
– E a comissão precisa participar disso – argumentou o novo vice-presidente.
Valter Pereira substitui Neuto de Conto (PMDB-SC), que presidiu a comissão até 1º de janeiro deste ano. Já Gilberto Goellner substitui Expedito Júnior (PR-RO). Eles foram eleitos por unanimidade, com 14 votos.