O senador Valter Pereira (PMDB-MS) elogiou da tribuna o que chamou de mea culpa feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a política governamental de combate ao uso de drogas no Brasil.
Segundo o parlamentar, Lula, ao se dirigir a autoridades de segurança pública em Recife, afirmou que o governo não sabe ainda como enfrentar o problema, especialmente em relação ao aumento do consumo de crack.
De acordo com Valter Pereira, Lula afirmou que o modo pelo qual os governos de todo o mundo estão tratando a questão do consumo de drogas não tem dado resultado. Acompanhava o posicionamento de Lula seu ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o qual, teria dito o presidente, também não tem uma receita para resolver o problema.
Valter Pereira afirmou que ninguém tem uma solução definitiva para o problema da violência e da criminalidade. O parlamentar, porém, disse ser inquestionável que a maior fonte da criminalidade está no tráfico, na comercialização e no consumo de drogas. Para ele, um ponto fundamental para o bom combate à criminalidade é o controle das fronteiras, por onde passam as drogas e o armamento pesado utilizado pelos agentes do tráfico nas grandes cidades brasileiras.
O senador afirmou que, de dez anos para cá, houve um afrouxamento das normas para o combate à criminalidade. Segundo ele, sob o argumento de que é preciso dar uma chance de recuperação ao delinquente, a legislação acabou por favorecer os que reincidem frequentemente no crime.
– O resultado foi desastroso para a segurança pública, porque a criminalidade só aumentou – afirmou o parlamentar.
Valter Pereira assinalou que o Congresso Nacional tem revisto essa tendência liberalizante e tem aprovado leis que endurecem as penalidades impostas aos criminosos, bem como o cumprimento dessas penas. O senador foi parabenizado pelo pronunciamento, em aparte feito pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP).