O Senador Valter Pereira, Presidente da Comissão de Agricultura do Senado Federal (CRA), conseguiu emplacar emenda de sua autoria no valor de 120 milhões de reais ao Orçamento Geral da União para 2010.
Os recursos irão garantir que o Ministério da Agricultura e a EMBRAPA promovam o desenvolvimento de pesquisa na área da agroenergia. “Temos que garantir nossa independência energética; o mundo moderno e consciente está exigindo cada vez mais, a utilização de combustíveis menos poluentes. Por isto temos que incrementar e apoiar novas pesquisas com o etanol e os demais combustíveis limpos”, afirmou Valter Pereira.
A emenda do senador Valter Pereira foi uma das quatro escolhidas e aprovadas no relatório do senador Valdir Raupp às emendas da CRA ao projeto de Lei Orçamentária para 2010. Foram apresentadas 68 emendas e quatro foram selecionadas pelo relator, no valor global de 2,3 bilhões de reais. Estas emendas irão viabilizar a execução de programas dos Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Agrário, da Pesca e instituições como a Conab, Embrapa, e Emater (extensão técnica rural).
A primeira emenda aprovada é de autoria da senadora Serys Slhessarenko, no valor de 100 milhões de reais para que o Ministério da Pesca e Aquicultura promova atividades pesqueiras sob formas associativas. A segunda emenda escolhida, em consenso pelos membros da CRA, é de autoria do senador Gilberto Goellner , no valor de 2 bilhões de reais, para que o Ministério da Agricultura execute operações oficiais de crédito ( garantia e sustentação de preços na comercialização de produtos agropecuários).
A terceira emenda é de autoria do Senador Valter Pereira, Presidente da Comissão, e destina 120 milhões de reais para que o Ministério da Agricultura(MAPA) promova pesquisa e desenvolvimento da Agroenergia. A última emenda escolhida pela CRA é do senador Valdir Raupp, no valor de 100 milhões de reais, para que o Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA) fomente assistência técnica e extensão rural para a agricultura familiar.