Veículos de Comunicação

3

Valter Pereira presta homenagem aos advogados

"O advogado é o patrono do mais relevante de todos os bens: a liberdade", afirmou

-
-

O senador Valter Pereira (PMDB-MS) celebrou, em pronunciamento proferido nesta terça-feira (11), o Dia do Advogado, citando o artigo 133 da Constituição: "O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei". Para ele, tal artigo, "longe de constituir um privilégio do profissional, traduz a garantia do cidadão".

– O advogado é o patrono do mais relevante de todos os bens: a liberdade – afirmou.

Valter Pereira lembrou que uma das origens do direito é "a necessidade de reduzir a força dos poderosos e proteger a fragilidade dos oprimidos".

O senador citou vários advogados ilustres, começando com Joaquim Nabuco e sua abnegada defesa dos escravos. Valter Pereira lembrou que Nabuco não era movido por contratos remunerados, mas pela "lúcida consciência de que a escravatura era uma iniquidade".

Citou também Sobral Pinto e sua defesa dos comunistas Luis Carlos Prestes e Harry Berger, "quando o comunismo era execrado pelas forças dominantes". Lembrou que Sobral Pinto defendeu perseguidos pelo golpe de 1964, citando Juscelino Kubitschek, Miguel Arraes, Mauro Borges, Francisco Julião e José Aparecido de Oliveira.

Valter Pereira também citou alguns signatários da "Carta aos Brasileiros", divulgada em agosto de 1977, que "abalou os alicerces do autoritarismo". Lembrou que o regime ditatorial acabara de editar o chamado "Pacote de Abril", no qual criava "a execrável figura dos senadores biônicos para garantir a sustentação parlamentar que a sociedade já confiscava do regime". Entre esses signatários citou Goffredo da Silva Telles Júnior, Fábio Konder Comparato, Dalmo Dallari, Tércio Sampaio Ferraz Júnior, Miguel Reale Júnior e Antonio Candido.

O senador, que é advogado, homenageou seus colegas na pessoa do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cézar Brito, e seu vice, Wladimir Rossi, seu conterrâneo de Campo Grande. Também citou o presidente da OAB no Mato Grosso do Sul, Fabio Trad, e Johnson Alves Moreira, garçom do Plenário do Senado – nesta terça também transcorre o Dia do Garçom – que, de origem humilde, formou-se em Direito.

Valter Pereira foi aparteado pelo senador João Pedro (PT-AM).