O senador Valter Pereira (PMDB-MS) saudou do Plenário os 90 anos do padre Ernesto Sassida, que dedicou sua vida às crianças pobres da periferia de Corumbá e Ladário (MS). O religioso fundou em 1961 uma comunidade que ficou conhecida como Cidade dos Meninos, que abrigava órfãos e, hoje, é a Cidade Dom Bosco, que atende gratuitamente a cerca de 2 mil jovens, oferecendo cursos de nível fundamental, médio e profissional.
Padre Ernesto pertence à Missão Salesiana, congregação fundada por Dom Bosco na Itália, em 1859, e que mantém escolas em todo o mundo. O senador afirmou a Cidade Dom Bosco é hoje "uma gigantesca obra social", recebendo jovens que, sem alternativas na vida, "poderiam estar envolvidos com drogas ou na criminalidade".
Nascido na Itália, Ernesto Sassida chegou ao Brasil com 15 anos e logo ingressou na Missão Salesiana. Fez cursos de Filosofia e Teologia, ordenando-se padre em São Paulo, em 1946. Foi sacerdote e professor em Goiânia e Silvânia (GO), sendo transferido depois para Corumbá, onde se dedicou às crianças pobres na Cidade Dom Bosco.
Ao homenagear padre Ernesto, o senador Valter Pereira disse que saudava os professores do país pelo transcurso do seu dia, que ocorre nesta quinta-feira (15). Ele enalteceu ainda a Missão Salesiana que, no Brasil, disse, procurou fundar escolas nas regiões em ocupação, especialmente no Centro-Oeste, "onde os salesianos foram inovadores na forma de educar".