O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) afirmou que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) está mudando radicalmente a fisionomia sócio-econômica e urbana do país.
“Esse programa é de importância vital para o futuro de Mato Grosso do Sul, que hoje é um imenso canteiro de obras e só perde para São Paulo e Minas Gerais no ranking dos estados brasileiros com o maior número de obras do programa já concluídas”, comemora. “Essa posição evidencia a eficiência e a responsabilidade da articulação e da parceria que o governo do presidente Lula vem conduzindo há seis anos e meio”, diz.
Até 2011 o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo Lula, estará investindo em Mato Grosso do Sul R$ 7,2 bilhões, dos quais R$ 6,6 bilhões até 2010, sem contar os projetos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e do Financiamento Habitacional para Pessoa Física no período 2009/2010.
Não inclui FNHIS e Financiamento Habitacional Pessoa Física 2009 e 2010. As obras englobam todas as áreas de responsabilidade do poder público: asfalto, habitação, saneamento, abastecimento, energia e combustíveis, urbanização, modais de transporte e qualificação, entre outras.
Relatórios estaduais divulgados pelo comitê gestor do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) identificam que Mato Grosso do Sul é destaque positivo nesses cálculos, aparece em terceiro estado com o maior número de obras concluídas, são 26 no total.