O vereador e ex-presidente da Câmara de Brasilândia, Paulo Sérgio de Abreu (Patriota), e o sobrinho dele, Elielyton Abreu Martins Cordeiro, foram presos e tiveram diversos materiais pessoais apreendidos na manhã desta segunda-feira (11), em Brasilândia, Londrina (PR) e Cornélio Procópio (PR).
Os dois são alvos do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e da Promotoria de Justiça de Brasilândia, na “Operação Hacker de Papel”, que investiga crimes de estelionato, extorsão e difamação.
Segundo o MP, a investigação apura os crimes de integrar organização criminosa, extorsão, estelionato e lavagem de dinheiro contra diversas vítimas, inclusive políticos de Brasilândia.
Os mandados foram expedidos pela Justiça em Brasilândia e a operação contou com o apoio do Gaeco de Londrina e da Promotoria de Justiça de Cornélio Procópio, onde mora um dos investigados.
A Polícia Civil de Brasilândia também auxiliou nas diligências.
O nome da operação faz alusão à criação de páginas falsas em redes sociais, perfis denominados “Bras Ney”, “Braz Ney” e outros nomes semelhantes, por meio das quais os crimes eram praticados.
A reportagem não conseguiu contato com advogados dos acusados nem com a Câmara de Brasilândia. (Com informações do MP)
Veja reportagem.