Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Vereador Nilo Cândido diz que está disposto a reduzir salário

Nilo Cândido afirmou que não tem projeto para redução de salários, mas defende corte de custos

Vereador participou do programa TVC Agora, na manhã de ontem - Leandro Elias/JP
Vereador participou do programa TVC Agora, na manhã de ontem - Leandro Elias/JP

O vereador Nilo Cândido (PDT) disse que não vai apresentar nenhum projeto de lei para acabar com o salário dos vereadores, mas que está disposto a sugerir uma redução no valor para diminuir os custos no orçamento do Legislativo Municipal. Em entrevista ao Jornal do Povo, o vereador afirmou que, inclusive, estaria disposto a abrir mão do próprio salário para que o recurso fosse revertido na construção de escolas, Centros de Educação Infantil, entre outras obras. O vereador também participou do programa TVC Agora, da TVC, na manhã de ontem.

De acordo com o vereador, a ideia sobre a redução dos salários do pagamento surgiu na sessão da última terça-feira, durante o discurso de um vereador que sugeriu a redução do número de parlamentares. Nilo usou a tribuna para se posicionar contra. E, na ocasião, durante o debate, disse que, ao invés de reduzir o número de vereadores, poderia diminuir o salário dos vereadores. “Durante a discussão, eu disse: Se é para reduzir o número de vereadores, vamos eliminar logo o salário. Foi uma fala que eu fiz em relação à colocação do vereador, foi uma conversa em cima do debate, não existe nenhum projeto ou requerimento [sobre o assunto]”, comentou.

Segundo o vereador Nilo Cândido, a proposta que ele pretende apresentar é para reduzir gastos de uma forma geral. Ainda não tem nada no papel, mas, como a Lei Orgânica e Regimento Interno estão em processo de reformulação, disse que pretende sugerir a redução no número de assessores, a diminuição nos gastos excessivos com diárias, combustível e com veículos. “Vamos sugerir que se encaixe no regimento interno. Vamos discutir isso com os vereadores para que possamos reduzir custos”, adiantou. Entre os cortes, ele sugere a redução de assessores por vereador, de sete para seis ou cinco.

Questionado se abriria mão de parte do seu salário, mesmo que o projeto não seja aprovado na pelos demais vereadores, Nilo respondeu: “Sim, claro, estou disposto, para reverter para uma entidade que precisa, para a educação, ou uma entidade filantrópica, estamos à disposição”, comentou.

Atualmente, o salário de um vereador em Três Lagoas é de R$ 10 mil mensais, fora outros benefícios, como diárias para viagens, veículos, cota parlamentar e 300 litros mensais de combustíveis.