Veículos de Comunicação

3

Vereadores cobram medidas para diminuir acidentes

Na Semana Nacional do Trânsito, o vereador Fernando Milan (PMDB) usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar medidas mais enérgicas

-
-

 Na Semana Nacional do Trânsito, o vereador Fernando Milan (PMDB) usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar medidas mais enérgicas para se diminuir os números de acidentes que vem ocorrendo em Três Lagoas.De acordo com Milan, todo ano é realizado campanhas educativas nas semanas, nacional, estadual e municipal de trânsito, entretanto, segundo ele, isso não tem surtido efeito, já que o número de acidentes vem aumentado significativamente. “Estamos vivendo em um a guerra urbana. Todos os dias ocorrem acidente de trânsito em Três Lagoas”, frisou.


Para Milan, é preciso adotar medias mais severas a fim de punir os condutores que desrespeitarem a legislação de trânsito. O vereador defende a instalação de radares eletrônicos (pardalzinho) em diversos pontos da cidade, bem como maior rigor na fiscalização por parte dos agentes de trânsito. “O trânsito está cada vez pior, e não podem justificar isso ao aumento no número de veículos, pois isso é uma coisa natural de uma cidade que está crescendo. Não adianta fazer palestra para quem já tem consciência, e não quer ouvir”, destacou.


Na opinião do parlamentar, o Executivo deveria encaminhar projetos de lei para a Câmara, com o intuído de se aplicar medidas mais drásticas em relação aos condutores que não respeitam as leis. “Tem que se dar instrumento para que o Departamento de Trânsito possa agir com mais rigor. Temos que aprovar a instalação de pardal em Três Lagoas. Não podemos viver refém dessas pessoas que não conseguem viver em sociedade. Para essas pessoas, só repressão e punição”, salientou.
O parlamentar sugeriu ainda que a avenida Clodoaldo Garcia se transforme em mão única de direção. De acordo com ele, muitos acidentes de trânsito vêm ocorrendo na avenida. O vereador solicitou, inclusive a instalação de um semáforo no cruzamento da referida avenida com a rua Tiradentes, esquina da Rímoli. Neste local, vários acidentes de trânsito já foram registrados, inclusive com vítimas fatais. “O que mais se ouve em Três Lagoas é barulho da sirene, de ambulância e bombeiro. É só ficar em frente ao hospital para ver vítimas de acidente de trânsito chegando quebrada”, salientou.
Para Milan, o Departamento Municipal de Trânsito tomou medidas corretas em transformar algumas ruas em mão única.


A diretora do Departamento de Trânsito, Creuza Ramos, confirmou que a avenida Clodoaldo Garcia é a campeão de acidentes de trânsito.  O fator predominante para isso, de acordo com ela, é o excesso de velocidade. Por esse motivo, ela também concorda que redutores de velocidade podem coibir essa situação. “Não é uma questão de fábrica de multas, mas está comprovado que nas cidades onde foram implantados radares o índice de acidente caiu”, argumentou.


Quanto à possibilidade de se transformar a Clodoaldo Garcia em mão única, a diretora informou que é preciso ser feito um estudo para verificar a viabilidade. Essa não é novidade, já que há cerca de cinco anos foi cogitada essa possibilidade, porém como não havia uma rua paralela pavimentada, a proposta não teve andamento. Entretanto, hoje já existe a avenida Raphael de Haro pavimentada- via paralela a Clodoaldo Garcia. Apesar disso, Creuza Ramos disse que é preciso um estudo para analisar essa situação, até porque a cidade ainda convive com o problema da linha férrea, que impede a continuidade do fluxo pela Raphael de Haro.


Ainda durante a sessão de terça-feira, o vereador Celso Yamaguti, solicitou a instalação de um semáforo na avenida Bruno Garcia com a avenida Filinto Muller. O parlamentar justificou que os condutores enfrentam dificuldades para cruzar a avenida. A diretora do Departamento de Trânsito disse que já existe estudo para instalação de um semáforo no local.