A Câmara de Vereadores de Três Lagoas tenta viabilizar a instalação de uma estrutura que possa oferecer um atendimento adequado para os autistas da cidade e seus familiares. Segundo levantamento da Associação Fazendo a Diferença de Pais, Amigos e Profissionais do Transtorno do Espectro Autista de Três Lagoas, atualmente a cidade tem cerca de 500 autistas.
Há alguns anos a associação tem pedido o apoio da Câmara para que os autistas possam ter um melhor atendimento no município, tanto na área de educação, quanto na de saúde.
Nesta semana um grupo de vereadores visitou a sede da Associação de Autistas da Grande Dourados (AAGD). Representantes da Associação Fazenda a Diferença de Três Lagoas e da prefeitura, também participaram da visita técnica.
Depois da visita, Cassiano Maia, em nome dos vereadores, firmou compromisso em provisionar recursos do duodécimo da Câmara para devolver ao Executivo para que, futuramente, seja construída uma sede para os autistas.
“Nossa gestão já fez, em menos de um ano, duas importantes devoluções dos recursos economizados. Uma no valor de R$ 3 milhões, para a manutenção do hospital de campanha e outra no valor de R$ 1,5 milhão que será destinada para realização de cirurgias eletivas”, destacou o presidente da Câmara.
Maia ressaltou que nos últimos anos tanto o diagnóstico quanto a incidência da doença, aumentaram muito, pressionando uma demanda que já era considerável. Diante desse cenário, o presidente destacou a necessidade de uma estrutura que possa atender aos autistas e dar suporte às famílias no atendimento à saúde e educação.